Engenharia em Energia Renovável

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.

A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 mil megawatts (MW) em 2009, e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos.5 No final de 2009, as instalações fotovoltaicas (PV) em todo o globo ultrapassaram 21.000 MW e centrais fotovoltaicas são populares na Alemanha e na Espanha. Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, com capacidade de 354 MW.

A maior instalação de energia geotérmica do mundo é The Geysers, na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW.

AtomRA Engenharia em Energia Renovável

Engenharia em Energia Renovável – Exemplos de fontes de energia renovável

  • O Sol: energia solar
  • O vento: energia eólica
  • Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica
  • Os mares e oceanos: energia maremotriz
  • As ondas: energia das ondas
  • A matéria orgânica: biomassa, biocombustível,biogás
  • O calor da Terra: energia geotérmica12
  • Água salobra: energia azul
  • O hidrogênio: energia do hidrogênio
  • Energia da fissão
  • Energia da fusão

Engenharia em Energia Renovável – Benefícios da Energia Renovável

A energia renovável tem uma série de benefícios sociais , ambientais e econômicos. Para ser verdadeiramente sustentável , uma fonte de energia deve atender a estes critérios:

  • ter o mínimo ou nenhum impacto ambiental ou social negativo;
  • não esgota os recursos naturais;
  • atender às necessidades de pessoas hoje e no futuro , de forma acessível , equitativo e eficiente;
  • proteger o ar, terra e água ;
  • têm pouco ou nenhum líquido de carbono ou outros gases de efeito estufa ;
  • ser hoje seguro e não sobrecarregar as gerações futuras com riscos desnecessários.

Fontes de energia renováveis ​​podem atender a todos esses critérios. A energia renovável coloca energia em nossas mãos, oferecendo maior controle local de produção de energia , ajudando a garantir a estabilidade dos preços e aumentar a segurança do nosso aprovisionamento energético. A energia renovável também proporciona benefícios ambientais, tais como ajudando a melhorar a qualidade do ar e reduzir o nosso impacto sobre o sistema de terra, água e clima. O aumento da utilização de energias renováveis ​​também ajudará a impulsionar as economias locais através da criação de emprego. Nenhuma outra fonte de energia pode fornecer todos esses benefícios.

Em comparação, a dependência contínua de fontes de energia convencionais, tais como combustíveis fósseis e energia nuclear, iremos perpetuar uma série de problemas ambientais, sociais e políticos e manter-nos dependentes de recursos limitados, controlados por uns poucos países e corporações.

Engenharia em Energia Renovável – Energia em Nossas Mãos

Utilização de energias renováveis ​​para tantos usos possíveis verdadeiramente coloca a produção e utilização de energia em nossas mãos e transforma famílias, empresas , agricultores, comunidades e indústrias locais para proprietários e gerentes de seu futuro energético . Isto se aplica tanto a uma família que vive na zona rural como faz para um pequeno negócio na cidade.

Usando a tecnologia atual é possível para qualquer prédio em qualquer país a ter uma demanda líquida de zero de energia, ou seja , ao longo do ano, a quantidade de energia e calor consumida é igual à quantidade de calor e eletricidade produzida. A Otimização de forma “inteligente” da geração, transmissão e armazenamento através da energia renovável faria as nossas casas e empresas serem autônomas.

Reorganizando e aumentando a eficiência da nossa maneira de viajar para trabalhar , visitar amigos e transferir mercadorias e atender a essas necessidades com fontes de combustível renováveis ​​, é mais difícil de prever . No entanto, cidades como Curitiba , no Brasil e Bremen , na Alemanha têm reduzido drasticamente o consumo de energia de transporte.

AtomRA Engenharia em Energia Renovável

Engenharia em Energia Renovável – Benefícios Ambientais

Sistemas de energias renováveis ​​produzem emissões de gases de efeito estufa zero ou poucos , enquanto eles estão sendo usados ​​e apenas pequenas quantidades durante a fabricação de equipamentos.

Em comparação, a geração convencional de energia , transporte e de energia intensiva indústrias são responsáveis ​​pela maior parte da poluição do ar humano -criado e as emissões de gases de efeito estufa do planeta. Combustíveis fósseis e exploração de urânio, extração e produção também têm grandes impactos sobre os recursos da terra e da água.

Engenharia em Energia Renovável – Criação de Emprego

Utilização localizada de eficiência energética e de empregos produção de energia renovável em todas as partes do país e não apenas onde as reservas energéticas convencionais estão localizados. Isso proporciona um ambiente de trabalho mais justo e que é permanente e não cíclico.

De acordo com o relatório do World Watch Institute Renewables 2005, mais de 1,7 milhão de empregos diretos foram criados em todo o mundo desde a produção de energia renovável, operações e manutenção em 2004. Por exemplo, a indústria eólica criou 45 mil postos de trabalho na Alemanha e 20 mil na indústria eólica offshore do Reino Unido.

Análise do Instituto Pembina indica que o “emprego criado a partir de baixo impacto eletricidade renovável seria comparável ou maior do que o criado por uma capacidade equivalente de geração baseado em combustíveis fósseis.”

Muitos desses trabalhos seria local ou regional e em pequena escala. Há potencial de emprego em áreas rurais e remotas.

Veja mais em: Greenpeace – Revolução Energética

http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2010/11/revolucaoenergeticadeslimpo.PDF

 

Quer saber mais sobre nossas soluções?

[button size=”large” type=”success” value=”Cotação e Aquisição” href=”http://www.atomra.com.br/cotacao-e-aquisicao/”]